quinta-feira, 4 de junho de 2009

Quadro depressivo

A palavra "Depressão" refere-se tanto a síndrome clínica quanto ao estado afetivo (tristeza, melancolia) relacionado a mesma. A síndrome clínica caracteriza-se por sensação de impotência, incapacidade de buscar satisfação no meio ambiente e busca de isolamento em relação a esse meio, a qual pode se dar por uma redução ou ampliação de movimentos. É um dos distúrbios mentais mais freqüentes nos dias de hoje.

Causas

Um histórico de depressão na família. Acredita-se que a depressão é transmitida geneticamente, mas não se sabe ainda muito bem como dor pela morte ou perda de uma pessoa querida, disputas pessoais, como conflitos com familiares abuso físico, sexual ou moral, são grandes acontecimentos que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa, como mudança, formatura, troca de emprego, casamento, divórcio, aposentadoria doenças sérias: a depressão é uma reação comum a doenças com alguns remédios de dependência química. Outros problemas pessoais: isso pode vir na forma de um isolamento social devido a doenças mentais ou ser retirado do círculo social ou familiar.

Prevenção

Alguns tipos de depressão não podem ser evitados já que algumas teorias científicas indicam que eles podem ser causados pelo mau funcionamento do cérebro. Mas há boas evidências de que ela pode ser evitada com bons hábitos de saúde. Uma alimentação adequada, exercícios, férias, não trabalhar em excesso e guardar um tempo para fazer as coisas que curte são algumas das coisas que ajudam a deixar a tristeza de lado.

Tratamento

* Medicamentos - Há diversos tipos de remédios,esses medicamentos aliviam os sintomas da depressão ao aumentar o fornecimento de substâncias químicas do cérebro. Acredita-se que melhoram as emoções. Os remédios demoram cerca de duas semanas para começar a fazer efeito. Também é preciso prestar atenção nos efeitos colaterais e na maneira como o medicamento é retirado depois que os sintomas desaparecem. Não se pode parar de tomar as drogas de uma vez, pois isso aumenta o risco de recaída.
* Tratamento psicológico - A terapia pode ajudar no tratamento e até aumentar o efeito dos remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário